Nesta semana, eu li a frase "Em toda doença crônica, a adesão ao tratamento é o ponto frágil", dita pelo endócrino Ruy Lyra. Vamos refletir sobre isso?
Em doenças crônicas, como obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares, há necessidade de um comprometimento contínuo e rigoroso com o tratamento para controlar a doença e prevenir complicações.
Mas, nem tudo são flores... A adesão ao tratamento se mostra um desafio constante. Quem aí conseguiria ficar meses seguindo sem erros prescrições de dieta, plano de suplementação / medicação, mudanças no estilo de vida e monitoramento regular da doença?!
➡️ Isso ocorre porque a complexidade e a duração prolongada desses tratamentos frequentemente levam a uma queda na motivação e no comprometimento dos pacientes. E está tudo bem ser assim, é o esperado. A questão é: quando ele consegue retornar ao tratamento?
Para facilitar este processo, consideramos a comunicação eficaz entre profissionais de saúde e pacientes. Ela é essencial para superar um outro obstáculo importante: a compreensão limitada sobre a doença. Como sempre digo, CONHECIMENTO GERA AUTONOMIA. Quanto mais você entende o que está acontecendo com seu organismo, melhores são as decisões diárias em prol da saúde.
Lembro que intervenções personalizadas melhoram os resultados clínicos. Vamos começar a melhorar sua qualidade de vida?! Conte comigo!
.
.
Escolhas inteligentes, melhor qualidade de vida.⚘️
Dra. Patricia Carvalho de Jesus, Nutricionista PhD
CRN12100086
Nutrição clínica personalizada | Neurociência do comportamento alimentar | Medicina do Estilo de Vida | Modulação Intestinal Eficiente
Idealizadora do Método NeuroNutritionCare℠
Comments