Você sabia que a falta de disposição pode estar relacionada a algum desequilíbrio na alimentação?!
O cansaço pode estar relacionado a algumas deficiências nutricionais, como a falta de ferro, que pode causar anemia ferropriva.
Portanto, o importante é manter a alimentação em dia, com pratos coloridos e diversificados.
Lembre-se: cada cor no prato está associada a um nutriente diferente. Quanto mais colorido, melhor! (Para saber mais, clique aqui!)
A ingestão adequada de alguns nutrientes, como o selênio, ou ômega-3, podem auxiliar no metabolismo de forma geral, e evitar a fadiga. Confira abaixo!
1) Ovos
Fontes de colina, que age na formação do neurotransmissor acetilcolina auxiliando na memória e concentração, além de evitar fadiga.
2) Salmão
Fonte de ômega-3, gordura que faz parte da estrutura dos neurônios, o que auxilia no foco e concentração. Também é fonte de proteína, que auxilia na formação de tecido.
3) Oleaginosas em geral, principalmente castanha-do-pará
Possui selênio, precursor das enzimas dos hormônios da tireoide e manutenção de metabolismo regular. Também possui zinco, importante para evitar fadiga mental, além de auxiliar na absorção de vitaminas e minerais e na metabolização de carboidratos.
4) Leite e derivados
Fontes do aminoácido triptofano, precursor da serotonina, que auxilia na sensação de bem-estar.
5) Feijão
Fonte de aminoácidos, fibras e ferro, que auxilia na prevenção da anemia e fornece energia ao corpo. Excelente dupla com o arroz!!
6) Carne vermelha
Fonte importante de ferro, previne a anemia; condição que pode causar apatia, cansaço, sonolência e dificuldade de concentração.
7) Pães, cereais e arroz (integrais)
Fontes de carboidrato, principal grupo responsável por fonte de energia.
E aí, você já faz o consumo de algum desses alimentos?
Um beijo, até a próxima!
Comments