Vivemos em um mundo onde a saúde e bem-estar são frequentemente tratados como processos mecanizados, focados apenas em diagnósticos e prescrições. Onde, teoricamente, dependemos apenas da força de vontade para fazer dar certo, sem considerarmos a complexidade de nossas vidas e dos fatores que podem influenciar no sucesso de algum tratamento.
Para quebrar este ciclo que é alimentado pelas mídias sociais e "gurus" não capacitados, é fundamental que profissionais de saúde desenvolvam atendimentos individualizados e humanizados, a fim de estabelecer uma relação de confiança com o paciente.
Humanizar não se trata apenas de desenvolver um atendimento agradável, onde o paciente se sinta escutado e acolhido. Na minha concepção, vai além: inclui a capacidade de ver o paciente como um todo – uma pessoa com emoções, histórias, desafios e aspirações. Deste modo, entendemos que cada indivíduo é único e merece um plano nutricional que reflita suas particularidades, levando em conta não apenas suas necessidades físicas, mas também seus contextos sociais e emocionais.
A escuta ativa faz com que o nutricionista entenda melhor o quadro e colabore com o paciente, para encontrar soluções práticas e realistas que se encaixem na sua rotina. É reconhecer que a jornada nutricional é única e que o sucesso vem do apoio contínuo e do ajuste constante das estratégias.
Em um atendimento humanizado, o nutricionista atua como um guia, que incentiva e motiva, mas que também respeita o tempo e o processo de cada indivíduo.
A humanização no atendimento nutricional transforma vidas porque cria um vínculo de cuidado e respeito, essencial para que o paciente se sinta encorajado a seguir em frente, a cuidar de si mesmo e a buscar uma vida mais saudável e feliz.
E você, já passou por um atendimento humanizado?
Dra. Patricia Carvalho de Jesus, Nutricionista PhD
CRN12100086
Nutrição clínica personalizada | Neurociência do comportamento alimentar | Medicina do Estilo de Vida | Modulação Intestinal Eficiente
Idealizadora do Método NeuroNutritionCare℠
Comments